Entrevista a D. Filipe I (Filipe II de Espanha)

Jornalista: Boa tarde D. Filipe I. Quer começar por se apresentar ao nosso público, ou seja aos portugueses?
D. Filipe I: Boa tarde. Sim, é com todo o gosto que me apresentarei ao meu povo. Eu, D. Filipe I sou filho de D. Carlos V (imperador da Alemanha) e de D. Isabel (filha do rei D. Manuel I). Casei com D. Maria (filha de D. João III), D. Maria (Rainha de Inglaterra), D. Isabel de Valois (filha do Rei de França) e com D. Ana de Áustria (filha do Imperador da Alemanha).
Fui aclamado Rei de Portugal nas Cortes de Tomar em 1581 onde prometi respeitar as liberdades, usos e costumes dos portugueses.
Deixe ainda que lhe diga que nunca faltei às minhas promessas e portanto não será desta vez que faltarei.
Jornalista: Assim o espera o povo Português. Mas diga-nos, quem foram os seus apoiantes?
D. Filipe I: Não sei se o deva revelar …
Jornalista: E porque não, tem algo a esconder?
D. Filipe I: Por quem me toma minha Senhora… todos sabem que os meus apoiantes foram os três grupos sociais mais importantes.
Jornalista: Refere-se à Nobreza, Clero e Burguesia?
D. Filipe I: E quem haveria de ser, o povo? Saiba que esse nunca teve grandes ambições…
Jornalista: Então quais as ambições dos outros grupos sociais?
D. Filipe I: As ambições da nobreza e do clero são os cargos e a burguesia quer fazer comércio em Espanha.
Jornalista: Desculpe D. Filipe, mas vou ter que ser um pouco indelicada. O Senhor fez muitas promessas ao povo português, mas a verdade é que os seus sucessores não cumpriram nenhuma delas. O que tem a dizer sobre isso?
D. Filipe I: hummmm! Vejamos minha Senhora, somos Espanhóis! Lutamos pelo nosso país!
Jornalista: Não será por isso que Portugal chegou a este ponto?
D. Filipe I: Não percebo…
Jornalista: Eu explico. Os nossos interesses foram desprezados, os impostos aumentados e os nossos navios destruídos pelo temporal e pelos Ingleses, inimigos de Espanha.
Não acha que está na hora de se retirar?
D. Filipe I: não tenho mais nada a dizer. Até uma próxima vez.
Jornalista: Adeus.

Trabalho realizado pela  jornalista  Carolina Dias, nº 6, 6ºE

Categories: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

site na WordPress.com.

