Entrevista a D. António (Prior do Crato)

Jornalista: Seja bem-vindo D. António.
D. António: Obrigado, é uma honra.
Jornalista: Quer começar por se apresentar, por favor?
D. António: Sim. Nasci em Lisboa, em 1531, sou filho do infante D. Luís e neto do rei D. Manuel I. Estudei em Coimbra, onde me licenciei em Artes em 1551, e estudei também Teologia em Évora, com os Jesuítas. Recebi as ordens de diácono, professei na Ordem de Malta e foi-me atribuído o priorado do Crato.
Jornalista: Porque se diz que o cardeal Infante D. Henrique e a Rainha D. Catarina não simpatizam consigo?
D. António: Isso deve-se ao facto de eu ter recusado as ordens de presbítero e de ter passado a levar uma vida mundana.
Jornalista: Então foi por isso que foi suspenso do priorato do Crato, em 1565, pelo Papa Pio IV?
D. António: Sim.
Jornalista: Que aconteceu depois da morte de D. Sebastião?
D. António: Com a morte de D. Sebastião, que não deixou descendentes, sucedeu-lhe o cardeal D. Henrique, mas mantinha-se o problema da sucessão. Surgiram vários candidatos ao trono, entre eles eu, que cheguei a ser eleito rei pelo povo, em Santarém, em 19 de Junho de 1580, pois o povo receia perder a independência. Infelizmente surgiu um grande adversário.
Jornalista: Quem é esse adversário?
D. António: Filipe II de Espanha
Jornalista: Teve apoios de alguém?
D. António: esperava o apoio da Inglaterra e da França, grandes opositores dos espanhóis, mas tal não aconteceu e o meu fraco exército viu-se derrotado pelo duque de Alba na Batalha de Alcântara.
Jornalista: Quer isto dizer que desistiu?
D. António: Decidi continuar a luta, fui para os Açores, mas voltei a ser derrotado.
Jornalista: Obrigada pelo seu testemunho.
D. António: Eu é que agradeço por me proporcionar explicar os acontecimentos históricos.

 

A estrevista histórica realizada por: Carolina Dias, nº6, 6ºE

Categories: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

