A bandeira de Portugal

A bandeira portuguesa é o símbolo de Portugal. A primeira bandeira de Portugal é do tempo de D. Afonso Henriques e sofreu ao longo dos anos várias alterações. A actual bandeira nacional existe desde 29 de Novembro de 1910, data pela qual foi aprovada, logo após a implantação da República.
A actual bandeira foi escolhida tendo em conta a sua simbologia quer em relação às cores e aos próprios desenhos. Quanto às cores, o significado é o seguinte:
O vermelho é uma cor combativa e quente, é a cor da conquista e lembra o sangue ao mesmo tempo que incita à vitória; O verde é cor da esperança, significa uma mudança no país (a mudança da Monarquia para a República):
Quanto aos símbolos, a esfera armilar lembra o mundo e os Descobrimentos portugueses, a faixa com sete castelos representa os sete castelos conquistados aos mouros por D. Afonso Henriques aquando da Reconquista Cristã e representa ainda a independência nacional e as cinco quinas em forma de cruz representam, diz a lenda, as cinco chagas de Cristo ou os cinco reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique. Estão na bandeira como homenagem aos portugueses que lutaram pela independência.

Trabalho realizado por: Irina Sousa Fonseca, 6.º C, nº 10

Categories: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: