Viriato, um guerreiro Lusitano

Eu era apenas um pastor, habituado desde criança a percorrer as altas montanhas do Hermínio (actual Serra da Estrela), onde nasci, e conheci como a palma das minhas mãos. Foi naquelas montanhas que tivemos mais dificuldades na nossa luta para derrotar os romanos. À minha terra natal, a localidade mais próxima do ponto mais alto, nós lusitanos pusemos o nome de Lorica, nome da antiga couraça guerreira. Os Hermínios foram a maior Fortaleza, e o coração da Lusitânia. Todos os grandes historiadores antigos, elogiam as minhas grandes qualidades. Destaco-me pela minha inteligência, o meu humanismo, a minha capacidade de liderança e a minha grande visão de estratega militar e político. Como líder dos Lusitanos, antepassados dos Portugueses, só conseguimos vencer recorrendo à vergonhosa traição cobarde. Eu, tal como outras grandes figuras que ficaram na história, tinha origens humildes. Assim fiquei conhecido como a primeira figura da nacionalidade lusa, seguida pela figura de D. Afonso Henriques.

Bruna Sousa Almeida, nº3, 5ºE

Estátua de Viriato em Viseu, o nosso distrito

Estátua de Viriato, localizada no nosso distrito, Viseu

Categories: Lusitanos | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

site na WordPress.com.

