Se eu fosse lusitano

Se eu fosse um lusitano e estivesse a ser atacado pelos romanos iria logo equipar-me com o meu escudo, com a minha espada, com o meu cinto de couro, a minha lança e com o meu capacete.

De seguida iria preparar com os meus companheiros uma estratégia de combate para derrotar os romanos. Depois iria chamar os meus tropas para combater o povo que nos ameaçava. Em seguida iria montar armadilhas para ajudar no combate aos romanos.

Quando tivesse acabado ia esconder-me para atacá-los com pedras que eu mandava de cima dos montes e que eles pensavam que vinham do céu porque quando olhariam para cima não veriam ninguém pois estaríamos muito bem escondidos.

Nós saberíamos que os romanos teriam uma boa estratégia mas nós íamos confiantes para aquela batalha tão importante.

No entanto nós teríamos uma boa vantagem na batalha, porque o terreno era aos montes e os romanos não estavam habituados, porque normalmente os terrenos que eles conquistaram eram mais ou menos planas.

Quando iriamos ver os romanos a chegar era sinal que a batalha iria começar.

Nós iriamos mandar-lhes pedras e pôr as nossas armadilhas a funcionar.

Na verdade andámos nesta luta mais de cem anos mas os romanos não desistiram  e conseguiram conquistar a Península Ibérica.

Rafael dos Santos Coelho, 5 E

4.ataque_lusitanos

Categories: Lusitanos, Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

site na WordPress.com.

