Os romanos na Península Ibérica

legiao

Os romanos vieram de Roma para a Península Ibérica, dominaram um território à volta do mar Nostrum. As razões para virem para a Península  foram: as riquezas; a boa localização geográfica .

Os romanos chegaram em 218 a.C. e ficaram durante 600 anos. Eles tinham um exército bem disciplinado e bem equipado. O seu equipamento era constituído por: armaduras, elmo , escudo  grande e retangular , com uma lança e um punhal. Para os romanos poderem conquistar a Península Ibérica tiveram de matar Viriato. As estradas serviam para facilitar os romanos de impedirem uma guerra e a língua servia para se entenderem no comércio. Os romanos deixaram algumas palavras mater- mãe, aqua- água, pater- pai. Também nos deixaram a numeração romana   que serviam de números. As vias de comunicação serviam para a ligação das partes do império ,eles deixaram-nos alguns vestígios como por exemplo : aquedutos ,  palácios, estradas, pontes…

O comércio servia para as pessoas comprarem coisas com as moedas romanas e na agricultura produziam  vinho, trigo e azeite. Desenvolveram a pecuária, a indústria de olaria e de salgas de peixe   e a tecelagem. O cristianismo espalhou-se por todo o império romano.

Beatriz Esteves

Categories: Romanos | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: