Entrevista a D. João IV

D. João IV

Entrevistadoras: Como vossa Majestade entenderá, Portugal espera, com esta entrevista, conhecer melhor a sua vida, como rei.

Rei D. João IV: Estou muito orgulhoso por me estarem a fazer esta entrevista.

 Entrevistadoras: Nós e Portugal gostaríamos de saber em que data Vossa Majestade nasceu e onde.

Rei D. João IV: Eu nasci a 19 de março de 1604 em Vila Viçosa.

Entrevistadoras: Quem eram os pais de Vossa Majestade?

 Rei D. João IV: O meu pai foi D. Teodósio e minha mãe D. Ana Velasco.

Entrevistadoras: O que sentiu Vossa Alteza quando os nobres lhe pediram para ser rei de Portugal e lhe disseram que estavam a organizar uma conspiração para restaurar a independência de Portugal?

Rei D. João IV: Eu queria aceitar porque queria ser rei, mas fiquei receoso do que poderia acontecer caso tudo corresse mal.

 Entrevistadoras: E que disse vossa esposa?

Rei D. João IV: Sua alteza , a minha esposa, convenceu-me quando afirmou que preferia ser rainha por um dia do que ser duquesa toda a vida.

 Entrevistadoras: O que sentiu quando prenderam a Duquesa de Mântua?

 Rei D. João IV: Senti-me bem, mas sabia que ainda não era rei de Portugal.

Entrevistadoras: Quando subiu ao trono, o que sentiu Vossa Alteza?

 Rei D. João IV: Senti uma grande felicidade mas também uma enorme responsabilidade.

 Entrevistadoras: Agradecemos a Vossa Alteza o tempo que nos dispensou e desejamos um reinado próspero.

 

Trabalho realizado por: Mariana Ferreira, nº 15, 6ºD

Filipa Mesquita, nº 9, 6º D

Categories: Entrevista | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

